quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Expotransporte Vale do Ribeira promoveu seis mesas redondas, em dois dias, sobre o tema da festa



       Registro 19 de maio de 2011 - No segundo dia, (13) sexta-feira, da Expotransporte Vale do Ribeira e Festa do Caminhoneiro, a partir das 14h00 deu-se o início ao circuito de palestras do evento com temas que trataram de vários aspectos do segmento logístico e de transporte do Vale do Ribeira. “O panorama do setor de logística no Brasil e as oportunidades do Vale do Ribeira”; “A rodovia Regis Bittencourt e o quadro atual do processo de concessão e a conclusão da duplicação”; “A rodovia Régis Bittencourt e os desafios de qualidade e segurança ao usuário”; “As responsabilidades socioambientais do setor de transporte de Cargas Rodoviárias”; “Logística, Sistemas de Gestão e Gerenciamento de Frota”; “A situação atual da regulamentação da profissão, as prioridades em formação e reciclagem profissional”, foram os temas centrais de dois dias de palestra, organizadas em formato mesa redonda, onde cada mesa tinha representantes das empresas, entidades e institutos das diversas áreas que englobaram o tema do evento.
       A 1ª mesa redonda tratou sobre “O panorama do setor de logística no Brasil e as oportunidades do Vale do Ribeira”. A mediadora da mesa foi a Deputada Estadual Telma de Souza e a prefeita Sandra Kennedy foi a primeira da mesa em participar do debate falando sobre o Programa Municipal de incentivo à instalação de empresas. “O Vale é um ótimo local para a instalação de empresas, porque aqui tem muitas fortalezas, tem riqueza ambiental e tem ótima localização geográfica”, declarou a prefeita. Desta mesa fizeram parte; Miguel Letenski do Boticário, Jaime Shigueru Taka da Petrobrás, e Juliana Santos do BNDES.  Também estavam na plateia alunos do SENAI, já que serão os futuros profissionais do País.          
       Outro assunto abordado na 2ª mesa redonda - “A rodovia Regis Bittencourt e o quadro atual do processo de concessão e a conclusão da duplicação”, foi sobre a duplicação da Serra do Cafezal. De acordo com o representante do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Siqueira, a continuidade da duplicação da Serra do Cafezal, conforme está previsto em contrato, será de um trecho de 10,5 Km, nos municípios de Miracatu e Juquitiba. “As obras do trecho licenciado iniciaram em 2010, cujo processo de licenciamento levou cerca de 10 anos para ser viabilizado”, por causa de um processo contra o IBAMA no Ministério Público, informou Siqueira. Segundo ele, há um grupo específico trabalhando no caso do licenciamento de Rodovias e há o compromisso de dobrar a equipe de licenciamento, “É preciso um olhar muito atento à duplicação da Régis Bittencourt, levando-se em conta que as exigências legais que são inúmeras”, disse Geraldo Siqueira do MMA. Em janeiro deste ano a rodovia completou 50 anos e foi construída integralmente num período de cinco anos.
       A última palestra da sexta-feira tratou de assuntos relacionados à “Qualidade e segurança dos usuários da rodovia Régis Bittencourt”, com a apresentação dos investimentos em estrutura de apoio e socorro da concessionária Autopista, conforme apresentou o Engº Franco Balloco. “Recebemos diariamente cerca de 800 ligações diárias que representam cerca de 600 atendimentos operacionais na rodovia”, informou o engenheiro. Ainda nesta mesa, o representante da Polícia Rodoviária Federal, o policial Jackson Evandro, mostrou os aspectos relacionados ao comportamento dos motoristas e por último os representantes da CETESB, o Eng° Hederson Fernandes e o Biólogo Sérgio Greif comentaram sobre o trabalho realizado pela instituição em relação aos acidentes com cargas perigosas e a legislação de meio ambiente.
       Na 4ª mesa redonda, “As responsabilidades sócios ambientais do setor do Transporte de Cargas Rodoviárias”, um tema muito importante que é realidade no Vale do Ribeira foi apresentado pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC) – Projeto Rede de Integração pela Vida (RIVIDA), que tem o Vale do Ribeira como seu maior projeto sustentável -“O projeto de inclusão social com mulheres na rodovia”, mostrou alguns de seus resultados na redução da vulnerabilidade de adolescentes, jovens, mulheres e crianças e o fenômeno da prostituição no eixo da BR 116. A primeira etapa do projeto colheu informações de 32 municípios do Vale e Paraná, também levantou dados do município de Registro ao longo da BR 116 sobre o fenômeno da prostituição e exploração sexual. O projeto trabalhou nas comunidades e escolas de Registro questões sobre sexualidade, cidadania, redução de gênero, métodos contraceptivos entre outros. Em alguns bairros, foram realizados oficinas, trabalhos em escolas, que trataram sobre sexualidade, atividades que de acordo com a assistente social, Eliana Cléia dos Santos, deu muito certo. Também fez parte desta mesa o Pr. Maximiliano Richter que falou sobre o tráfico de seres humanos que acontece em três modalidades; Exploração sexual, trabalho escravo e venda ilegal de órgãos.
       Dia 14, sábado, na 5ª mesa redonda -“Logística, Sistemas de Gestão e Gerenciamento de Frotas”, foi abordado sobre os aspectos técnicos e operacionais do transporte e logística do Vale. Sobre um assunto muito importante tratou o Engenheiro Mecânico, Rubens Penteado de Mello da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), que explicou e mostrou em vídeo os tipos de acidentes com veículos de carga e principais locais que eles acontecem. De acordo com Mello, 37 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, e o principal motivo de acidente nas estradas é por tombamento. “Ele ocorre com maior freqüência e é o tipo de acidente que faz mais vítimas e ocasiona graves danos ambientais”, informou o engenheiro. Ele ainda explica que o tombamento do caminhão acontece facilmente porque precisa de pouca aceleração lateral para tombar (força G). “Geralmente o tombamento acontece em velocidade baixa, aproximadamente a 60 Km/h”, disse Rubens. Rotatória, alça de acesso, retorno, manobra brusca, e curva fechada são os principais locais que podem acontecer esse tipo de acidente.
            A última mesa redonda da Expotransporte e Festa do Caminhoneiro, contou com a participação da prefeita de Registro, Sandra Kennedy, do deputado federal Devanir Ribeiro e o representante da Nova Central Sindical, Luis Antonio Festino. O tema abordado na mesa tratou sobre “A situação da regulamentação da profissão do caminhoneiro e as prioridades em formação e reciclagem profissional”. De acordo com Festino, a regulamentação da profissão é uma luta de 30 anos e o primeiro projeto, número 1.113, foi encaminhado em 10 de outubro de 1988 e até momento nada foi feito. “Este projeto está mesa da presidência da Câmara dos deputados há 23 anos sem votação, atualmente 30 projetos estão em tramitação sobre regulamentação. Queremos uma única regulamentação para o setor do transporte, para que seja uma única profissão para todos”, protestou o Festino.
       O deputado Devanir concordou com todos os apontamentos de Festino, mas disse que “infelizmente o poder público não pode resolver tudo, cada um tem que fazer a sua parte. É muito importante o trabalhador do transporte ter sua profissão e jornada de trabalho regulamentada”, disse. Ele fez críticas ao senado dizendo que a casa atrapalha o andamento de todas as leis. “Crítico com tranqüilidade o senado, pra mim ele não deveria existir”, afirmou.
       Sobre a iniciativa da prefeitura na realização do evento, o deputado parabeniza a prefeita e coordenação da festa. “Em conversa com a prefeita Sandra Kennedy, disse a ela que deram um importante passo e inovador com a realização deste evento, a caminhada é longa, mas será de muito sucesso para o segmento de transporte e logístico do Vale do Ribeira que é uma região muito rica, em biodiversidade e também em oportunidades”, concluiu Devanir Ribeiro.
Informações: Ronaldo Ribeiro – Coordenador (Tel.) 13 3821-7889 – 13 9742-4824/ E-mail: ronaldojoseribeiro@gmail.com

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